top of page
Buscar
Foto do escritorCASA 3ML

SOBRE A CASA 3ML ADORAÇÃO

"A CASA 3ML é um local onde acontece a transformação de vidas pela fé em Cristo Jesus e intimidade com o Espírito Santo de Deus"

- Pr. Paulo Teruel -



Missão: Pregar a salvação, a vida em santidade e amor por meio dos ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor e crença religiosa. ​​ Visão: Seremos reconhecida como uma comunidade cristã que vive sempre em busca da intimidade com o Espírito Santo de Deus, afim de vivermos o nosso propósito com o amor, com a paz e entendimento revelados por Deus Pai, em tudo que fizermos.

Pilares de Crença: Acreditamos na Trindade Santa: Deus Pai, Deus filho(Jesus), e Espírito Santo; Acreditamos que a Bíblia Sagrada é a Palavra viva de Deus; Acreditamos que ser batizado nas águas também é um sinal de confirmação da nossa fé em Jesus Cristo; Acreditamos que Jesus continua operando milagres mediante a nossa fé.

CASA 3ML ADORAÇÃO

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida...”(Jo 14,6a). Vivemos essa fé!

Casa 3ML, parece até meio estranho esse nome para dar-se a uma Igreja, mas confesso que foi o Espírito Santo de Deus me inspirou a ler, estudar e viver os ensinamentos que Jesus deixou nas passagem bíblicas que descreve a intimidade do Mestre com a Casa/família onde moravam Lázaro(L), Marta e Maria (segundo M e terceiro M) – ( Jo 11: 1-29.).

A propósito, essa família que Jesus sempre visitava, a Bíblia não descreve minuciosamente, como por exemplo um manual de procedimentos, de como deve ser o comportamento, os atos de vidas passadas, presentes e futuros, da família ou um membro desta, que se enquadre com perfeição nos “métodos” para Jesus amar, chorar junto, ressuscitar, curar... salvar. Jesus é o que Ele é.

Veja o que está escrito no antigo testamento quando Deus fala a Moisés: Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês". (Êxodo 3:14) . Não limitamos o nosso Criador às circunstâncias ou a qualquer que seja o pensamento/comportamento por nós criado ou adotado como Dogma, como conduta de Vida. “Todavia, quem és tu, ó homem, para questionares a Deus? “Acaso aquilo que é criado pode interpelar seu criador dizendo: ‘Por que me fizeste assim? Ou o oleiro não tem todo direito de produzir do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para usos menos honrosos?...(Romanos 9: 201-21).


E o primeiro M?

Nesse momento que escrevo, intercedo a Deus para que todos que lerem esse compêndio, seja agraciado e visitado pelo Espírito Santo!

Jônatas, filho de Saul, tinha um filho chamado Mefibosete, que ficou aleijado quando era criança. Mefibosete tinha 5 anos quando chegou de Jezreel a notícia de que Saul e Jônatas haviam sido mortos na batalha. Ao ouvir isso, a ama do menino o tomou nos braços e fugiu. Na pressa, porém, deixou-o cair, e ele ficou aleijado.(2 Samuel 4:4).

Certamente a história de Mefibosebe é bem conhecida, e provavelmente a maioria das pessoas já ouviram falar na saga deste menino-príncipe que foi aleijado de ambos os pés. No entanto, gostaria de contar a história de um homem menos conhecido, com poucos relatos sobre ele na Bíblia: Maquir.

Em 2 Samuel 9: 1-5 diz: “Certo dia, Davi perguntou: “Resta alguém da família de Saul, a quem eu possa mostrar bondade por causa de Jônatas?”. Havia um servo da família de Saul, cujo nome era Ziba, e o trouxeram a Davi. “Você é Ziba?”, perguntou o rei. “Sim, seu servo, meu senhor!”, respondeu Ziba. Então o rei lhe perguntou: “Resta alguém da família de Saul? Se resta, gostaria de mostrar a bondade de Deus para com ele”. “Um dos filhos de Jônatas ainda está vivo”, respondeu Ziba. “Ele é aleijado dos dois pés.” “Onde ele está?”, perguntou o rei. Ziba respondeu: “Em Lo-Debar, na casa de Maquir, filho de Amiel”. Então Davi mandou buscá-lo na casa de Maquir.”

Aqui destaco o nome de um personagem pouco conhecido que representa o primeiro M.

Ziba diz que Mefibosete foi levado para um lugar chamado Lo Debar, na casa de Maquir. Lo Debar em algumas traduções significa “terra sem pasto”, “lugar sem verde”, “lugar do esquecimento”, “terra sem alimento”, ou ainda “lugar nulo”. Ao pensar nestes nomes, logo entendemos que o local era complicado de se viver, e bom para se esconder. Local propício para se esquecer a identidade e o passado, e para passar pela história discretamente.

Mas ele acrescenta que em Lo Debar ele estava na casa de Maquir.Embora isso parece não mudar muito a ideia que temos desse local, precisamos entender que de modo algum a casa de Maquir era local deserto. Mesmo em meio ao local deserto, podemos entender que a Casa de Maquir, era um oásis, um porto seguro, um lugar para ser acolhido, um lugar onde encontrar socorro.

Foi nesta casa que Mefibosete cresceu e manteve viva a chama da sua identidade. Embora manco dos pés, foi na casa de Maquir, sob os cuidados desse homem, que ele teve suas feridas curadas e a convicção de que mesmo ferido ele tinha sangue real.

Maquir o protegeu e certamente o carregou em seus braços, quando ele não aguentava mais se arrastar naquela terra árida e quente. Foi Maquir quem lhe alimentou e lhe deu uma cama aconchegante para dormir, e ele não fez isso tão somente a Mefibosete, olha o que diz o Capítulo 17 no versículo 27 do mesmo livro de 2 Samuel:

“Quando Davi chegou a Maanaim, foi recebido por Sobi, filho de Naás, de Rabá dos amonitas, e por Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e por Barzilai, de Rogelim, em Gileade.Trouxeram camas, vasilhas, tigelas, trigo e cevada, farinha e grãos tostados, feijão e lentilha, mel, coalhada, ovelhas e queijo para Davi e os que o acompanhavam, pois disseram: “Vocês devem estar muito famintos, cansados e sedentos depois da longa caminhada pelo deserto”. 2 Samuel 17: 27-29.

Sim, você não leu errado, Maquir serviu e cuidou também do Rei Davi quando esse fugiu da perseguição de seu filho Absalão. E quanto dali saiu, seu exército foi vitorioso e seu inimigo derrotado.

A Casa de Maquir é lugar de refúgio, é lugar que mesmo estando em meio ao deserto, sempre tem alimento, sempre tem compaixão, sempre tem água e um leito macio para descansar.

Na casa de Maquir nossa identidade é restaurada, e ganhamos força para sairmos vitoriosos de nossa peleja. Mefibosete se tornou homem na casa de Maquir, e um dia algo diferente aconteceu.

A Casa de Maquir que Deus procura é o nosso coração, esta casa se aberta, pode ser uma benção para os Mefibosetes que nos cercam.

Ser um Maquir não é ser uma pessoa perfeita, sem problemas. que busca ajudar a resolver os problemas dos outros. Ser um Maquir é mesmo em meio ao deserto, em meio às próprias lutas, encontrar forças para consolar feridos e ajudar pessoas.

Deus poderia mandar anjos para fazer isso, mas prefere deixar sob nossa consciência essa linda tarefa de abençoar os mais necessitados.

Olha o que diz o Apóstolo Paulo em 2 Coríntios capítulo 1, nos versículos 3 e 4:

Louvado seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai misericordioso e Deus de todo encorajamento. Ele nos encoraja em todas as nossas aflições, para que, com o encorajamento que recebemos de Deus, possamos encorajar outros quando eles passarem por aflições. Pois, quanto mais sofrimento por Cristo suportarmos, mais encorajamento será derramado sobre nós por meio de Cristo. 2 Coríntios 1:3-5.

A Casa de Maquir é um lugar de refúgio, onde de lá os feridos saem para um lugar ainda melhor, que possamos encontrar esse oásis, mas principalmente ser esse oásis por onde andarmos, oferecendo conforto, remédio, amor, alimento aos que sofrem a nossa volta.

Pr. Paulo Teruel 04/08/2021






11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page